25/06/2016

PHILIPPE PINEL



             Saint André, 20 de Abril de 1745 — Paris 25 de Outubro de 1826 foi um médico francês, considerado por muitos o pai da psiquiatria.

PHILIPPE PINEL SUAS INFLUENCIAS PARA A PSIQUIATRIA E A PSICOPATOLOGIA
             A psiquiatria é considerada um ramo da medicina. A primeira delas denominada “Psiquiatria clínica” tem como representantes maiores Philippe Pinel e Jean Esquirol, responsáveis em grande parte pela caracterização da loucura. Pinel escreveu “Tratado
médico-filosófico sobre a alienação mental ou a mania” (1801) Atribui-se a Pinel a autonomia da medicina do espírito e o mérito de aplicação de técnicas revolucionárias para a época é responsabilizado ainda por liberar os loucos das correntes sendo considerado “pai da psiquiatria”. Influencia uma nova atitude científica, baseada na "visão clínica da loucura" ou "na clínica psiquiátrica", que implica a convivência e a interação com o paciente, conhecendo-lhe a vida biológica, as atividades mentais e o comportamento social.
              Pinel foi o mais ardoroso expoente desse método, ao adotar como princípio a observação, experiência e prova empírica, no exame da doença mental. Isso conduziu a uma prática segura e, entre outras coisas, levou à “terapia moral” que tanto influenciou a psiquiatria pineliana, que se espalhou por toda Europa e Américas. Nessa época a psiquiatria não era dualista, a mente manifestava-se no cérebro, que como qualquer órgão, também podia ficar doente. Era um fenômeno. O tratamento moral consistia em integrar cérebro, mente e espírito na sua unidade original. A psiquiatria gozava então de uma sólida base conceitual dentro da medicina e pensamento cientifico da época.
            Para Pinel, lesões no intelecto e na vontade podem provocar a loucura. Deve-se observar os comportamentos, os gestos, o modo de falar dos pacientes, vislumbra a loucura sempre como lesão da mente, ainda quando causada por excesso de alguma paixão. Rejeita, igualmente, a apresentação dada por Eurípedes à loucura, como descontrole passional.

             Um dos momentos revolucionários na história da psicopatologia foi quando Philippe Pinel lutou por demonstrar a inexistência de relação entre doença mental e possessão demoníaca. Dentre as etapas que a psicopatologia atravessou em sua evolução, são consideradas relevantes àquelas que tiveram lugar a partir do século XIX, a partir dos estudos de Philippe Pinel, que abordou as doenças mentais como resultado da exposição excessiva ao estresse psicológico e social, em oposição às opiniões tradicionais eivadas de misticismo e discriminação. 




Esse foi um resumo feito em sala sobre PHILIPPE PINEL SUAS INFLUENCIAS PARA A PSIQUIATRIA E A PSICOPATOLOGIA, estou compartilhando para se caso alguém esteja precisando de mais conteúdo para ajudar em seus trabalhos, sempre que puder posto alguma atividade aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário