O filme é um pseudo documentário sobre a vida de Leonard Zelig (Woody Allen), A comédia apresenta é toda em preto e branco, algumas cenas são coloridas. Conta a história de um homem camaleão, que tinha o dom de modificar a aparência para agradar as outras pessoas.
IDENTIFICAÇÃO
Leonard o lagarto que possuía uma extraordinária capacidade de se transformar em qualquer pessoa que ele conheceu. O filme trata de um documentário para contar a história de Leonard Zelig, ele era um homem que conseguiu compreender a aparecia e a opinião das pessoas, por esse motivo ficou conhecido como o homem camaleão. O Zelig tinha várias personalidades, pois queria ser aceito pela sociedade.
A PERSONALIDADE E A SUA FORMAÇÃO
A personalidade é uma característica do ser humano que organiza os sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais de forma que, interligados, determinam a individualidade de cada ser. De acordo com a formação que recebe na infância uma pessoa pode desenvolver sua personalidade de forma introvertida ou extrovertida.
“O desenvolvimento da personalidade envolve uma série de conflitos entre o indivíduo, que quer satisfazer os seus impulsos instintivos, e o mundo social (principalmente a família), que restringe este desejo.” (CLONINGER, 1999, p. 55).
O FILME
É a história de um homem que, em um esforço para simplesmente ser amado, acaba se tornando um pouco de um camaleão humano. Bem, agora relatando sobre a formação e a personalidade de Zelig é possível dizer, que ele se transforma em qualquer um apenas para levar as pessoas a gostarem dele. Leonard é um homem pouco tímido, judeu cujo possui o transtorno de personalidade rara, que consiste em não ter sua própria personalidade em tudo, é um homem tão desprovido de identidade, tão ansioso para assimilar, que ele literalmente assume a aparência ou, pelo menos, os atributos de qualquer um que ele entra em contato. Tenta adapta-se a qualquer personalidade que ele chegou perto e se encaixando perfeitamente a qualquer ambiente. Quando cercado por pessoas negras, ele fica preto, quando conversando com socialites, ele se torna um socialite, e etc. Depois de fazer isso por tanto tempo, parece que Zelig nunca pode ser capaz de ser apenas si mesmo.
A psicanalista Dr. Eudora Fletcher submete-o a uma série de sessões para descobrir o significado de sua condição e, assim, promover seus próprios avanços em psicologia. Depois de algumas perguntas descobre que tudo começou quando, na escola, conversavam sobre um livro que ele não tinha lido e com medo de ser destratado por ser diferente, ele fingiu que conhecia muito bem o livro. Desde então começou sempre a se modificar de acordo com as pessoas que interagia, ele possuía um desejo feroz e inconsciente para se encaixar no meio da multidão, ser como todo mundo, como se isso significasse ser querido por todos. Dr. Fletcher utilizando a hipnose descobre que isso acontece porque Zelig tem um imenso desejo de ser aceito pelos outros e de não se sobressair. A partir daí, a relação entre Zelig e Eudora são mais especiais para alcançar a cura isso instituiu um romance entre eles, com Zelig fazendo progressos em sua recuperação.
CONCLUSÃO
Zelig ele é todo mundo e ninguém ao mesmo tempo alguém incapaz de funcionar de forma independente, que busca ser outra pessoas para ser amado por pessoas que o rodeia. Essa tentativa de encaixe em grupos sociais é bastante comum em nossa sociedade, a tentativa de pertencer a um grupo específico que nos agrada tentando não ser um estranho. Todos nós tendemos a buscar modificações em algum momento, claro que não com a mesma frequência que o Zelig, mas sim de alguma forma buscamos ser aceitos. O que existe em comum do filme com os seres humanos é que todos nós queremos ser amados e tentamos nos adaptar ao nosso ambiente para se sentir confortável. O filme funciona em uma maneira auto reflexiva, Zelig faz você pensar.
Resenha elaborada no primeiro semestre de 2013 por Lorena Mesquita, para a disciplina Teorias da Personalidade do curso de graduação Psicologia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário